top of page
  • Pr. José Soares Leite

O Significado da Cruz



O que é a cruz? Você já analisou por que Jesus morreu por morte de cruz? Por que Ele não foi morto por apedrejamento como era o costume da lei de Moisés? Ou por que Ele não foi decapitado conforme a lei romana? Sim, Roma só executava na cruz aquele que se rebelasse contra César. Por que então Pilatos sabedor disso, consentiu que Jesus fosse à morte de cruz?


A cruz é símbolo de vergonha, martírio e dor, pois se tratava de uma punição para a pior classe de criminoso. Jesus não o era e nem se rebelou contra César. A cruz era a mais cruel forma de castigo que se conhece até hoje. Ela provoca a agonia mais atroz para uma pessoa poder suportar.


A cruz nos mostra a dura realidade do pecado cometido contra Deus, que levou o homem a ficar destituído da glória de Deus (Rm 3.23). O pecado original atingiu tanto o corpo que foi sentenciado a morte física (Gn 2.17), mas também a morte espiritual (Ez 18.4,20; Rm 6.23; Ef 2.1.5). A cruz nos mostra, a prova do grande amor de Deus, como está escrito: “Porque, se nós sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10). A morte vicária de Jesus na cruz, trouxe o perdão de todos que aceitarem o seu sacrifício (Lc 23.33-34).


Não há outro mediador entre Deus e os homens pecadores que pudesse livrar o homem da culpa do pecado (Rm 6.23). Só Jesus, que não cometeu pecado, podia dar sua vida e tomá-la de volta em resgate do pecador (Jo 10.17). No Evangelho de João 1.29 está escrito a respeito de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” O pecado e a morte entraram no mundo por um único homem (Rm 5.12), a graça salvadora veio por Jesus (Ef 2.5,8).


Desta forma a salvação do homem foi efetuada por Jesus Cristo nas seguintes dimensões:

a) Penal - sua morte satisfez perante Deus a dimensão da nossa dívida (Is 53.10);

b) Substutiva – Jesus deu a sua vida pelo pecado (Is 53.11; Jo 10.11);

c) Remidora – temos a redenção pelo seu sangue (Ef. 1.7)




MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page