top of page
  • Pr. José Soares Leite

A Perseguição contra a Igreja


A Igreja de Cristo desde os primeiros dias de sua existência tem passado por perseguições em alguns aspectos fundamentais, investidas do maligno com a intenção de barrar o crescimento da igreja e desestimular a fé daqueles que optaram por servir a Cristo. Os primeiros crentes enfrentaram oposição por parte das autoridades, mas eles não deixaram de proclamar o Evangelho, mesmo colocando suas vidas em risco, eles não se intimidaram, mas testemunharam com suas próprias vidas o que Jesus havia feito.


Estevão, o primeiro mártir do cristianismo teve a sua vida ceifada, porém a sua morte abriu o caminho para que muitos pudessem encontrar a vida (At 7.58; 8.4).


A Bíblia nos fala em Atos 8.1 que Saulo de Tarso consentia na morte de Estevão, pois ele era um dos que estavam investidos de autoridade para perseguir a igreja que estava em Jerusalém; porém as palavras proferidas por Estevão devem ter ficado gravadas na memória de Paulo e o incomodavam e culminou com o seu encontro com o Senhor Jesus na estrada para Damasco (At 26.14).


Para que a igreja saísse de Jerusalém foi necessário vir sobre os apóstolos a perseguição que os espalhou pela Judéia, Samaria e outros lugares mais distantes da terra, para se cumprir o que está escrito em Mateus 28.19,20: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".


A igreja continua sendo perseguida através dos séculos, tanto fisicamente, culturalmente e institucionalmente. Muitos missionários, pastores e leigos tem sido torturados e mortos por causa da sua fé e propagação do Evangelho de Cristo. Talvez você não tenha tomado conhecimento dos fatos que estão ocorrendo em várias partes do mundo com relação à perseguição da igreja, mas isso é uma realidade também em nossos dias, principalmente na China, Coréia do Norte, Cuba e países mulçumanos.


Não podemos nos calar ou nos acomodar diante das perseguições, mas temos que enfrentá-las evangelizando e fazendo missões, não negando a fé e conservando a nossa identidade como povo especial, zeloso e de boas obras (Tt 2.14).


Não tenhamos nossa vida por preciosa pois assim também fizeram nossos irmãos que vieram antes de nós, enfrentaram cadeias, desertos, cavernas e em arenas tiveram seus corpos dilacerados por animais ferozes, mas o sangue destes inocentes caiu na terra e tem frutificado chegando até os confins da terra para testemunho de todas as gentes. Nada vai deter o avanço da igreja. "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16.18).


O Salmo 126.6 diz: "Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes"


MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page