top of page
  • Pr. José Soares Leite

A Doutrina da Ressurreição



O tema da ressureição de Cristo na Bíblia Sagrada é o mais importante da nossa fé cristã. Como está escrito: E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também a nossa fé” (1Co 15.14). Se a nossa esperança em Cristo se resumisse só a esta vida, seríamos os mais miseráveis de todos os homens (1Co 15.19), diz as Escrituras.


A ressureição justificou as afirmações de Jesus sobre si mesmo. As pessoas não mais teriam de seguir regras e tradições para encontrar a salvação (1Pe 1.3-9). A velha aliança havia sido substituída pela nova e a prova estava na ressureição. Porque Jesus vive, Ele é o Messias (Jo 11.25-27), Ele está a destra de Deus (At 2.30-36).


A morte física não é o fim da existência humana. A doutrina da ressureição é facilmente entendida à luz das Escrituras que afirma que haverá duas ordens de ressureição. Primeira a dos justos e segunda a dos ímpios (At 24.15; Ap 20.4,5) que se sucederá em quatro distintas classes a saber:

- em primeiro lugar a Ressureição de Cristo, as primícias (1Co 15.20-23; At 2.24; At 4.33; 1Co 15.3,4);

- em segundo lugar será a ressureição dos justos, que ocorrerá por ocasião da vinda de Jesus (1Co 15.23), para o arrebatamento da igreja (1Ts 4.13-17);

- a terceira será a ressureição dos crentes que ficaram para a Grande Tribulação (Ap 7.14; Ap 20.4-6; Ap 6.9-11);

- a quarta será dos ímpios após o milênio (Dn 12.2; At 24.15; Ap 20.5,13)


Outra maneira de ver essa questão é perguntar o que seria diferente se Jesus não tivesse ressurgido dentre os mortos. Se a ressureição não tivesse ocorrido, o cristianismo como o conhecemos não existiria (1Co 15.12-27). Os cristãos estariam seguindo os ensinos de falsos mestres e as palavras de Cristo simplesmente teriam se somado às incontáveis palavras de outros escritos religiosos (Mt 24.35). As pessoas ficariam sem outra opção de salvação, senão serem enganadas por muito falsos profetas e doutrinas (Mt 24.4,11; Ef 4.14)


Mas a ressurreição mudou tudo. As pessoas seguem os ensinos de Cristo não para se tornarem religiosas, mas porque estão salvas. Elas descobriram algo ainda melhor do que servirem a outros deuses deste século (2Co 4.4). Assim podemos conhecê-Lo porque Ele ressuscitou dentre os mortos e nós também ressuscitaremos um dia. Por causa da ressurreição podemos viver a vida abundante (Jo 10.10b). Há esperança no porvir! Oh glória!

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page