top of page
  • Pra. Maria Zeli Soares

A Eficácia do Testemunho Cristão


Quando fazemos um passeio pelas páginas da Bíblia no Novo Testamento, a começar observando a atuação de Jesus no seu ministério terreno, observamos a sua grande preocupação em formar discípulos. O treinamento que o Mestre deu aos que verdadeiramente o seguiram foi algo extraordinário, pois tanto O ouviam falar como praticar aquilo que lhes ensinava.

O ensino e capacitação dos seus discípulos tinha uma finalidade específica que era dar continuidade na formação de outros discípulos, ou seja, aqueles que estariam propagando através de seus testemunhos os mistérios e grandezas do Reino de Deus que foi trazido até nós através de Jesus, o Salvador do mundo (At 1.8).


Os métodos usados por Jesus para colocar na mente dos discípulos a missão que Ele lhes delegara, eram métodos simples, porém de grande eficácia. O mais comum dentre eles era o método de comparação ou ilustração (metáfora), usando objetos ou coisas que lhes era familiar. Por isso seu ensino se tornava simples, agradável e aceitável pelos seus discípulos.


Em Mateus 5, onde Jesus começa o "Sermão do Monte", nós temos um grande exemplo deste método usado pelo Senhor Jesus desde o versículo 1. Mas, a partir do v.13 até o 16, Ele trouxe a comparação mais forte e poderosa para conscientização não só dos que estavam presentes ali, naquele dia e época, mas que tem sido ensinada e transformado vidas através dos séculos, sendo conservado pela igreja como uma verdadeira riqueza de ensinamento.


No v.13, quando Jesus diz: "Vós sois o sal da terra”. Ele já fala nas frases seguintes a consequência que sofre o sal quando se torna insípido; o sal insípido é aquele que perde a sua qualidade de sal, sua composição é deteriorada e perde o efeito e finalidade para o qual foi formado. "Para nada mais presta, senão, para ser lançado fora e ser pisado pelos homens" (v.13)


O sal é considerado pelos antigos como o mais eficaz antisséptico natural, usado para a purificação de crianças após o nascimento, para lavar feridas, úlceras, urticárias ou qualquer tipo de machucaduras e até em nossos dias nós também o usamos com algumas destas finalidades. O sal também evita a decomposição dos alimentos.


Hoje, nós, como sal da terra, temos a responsabilidade de uma atuação preservadora no mundo, onde a corrupção moral e política estão alastradas. O testemunho do sal em nossa vida deve ser expresso através das nossas atitudes, pensamentos e palavras (Mc 9.50). O falar do crente expressa o que ele é, pois, "a boca fala do que está cheio o coração". Paulo fala em Cl 4.6: "a nossa palavra deve ser sempre agradável e temperada com sal...". Sal é o que dá sabor aos alimentos, porém deve ser usado na medida certa, para não prejudicar esse sabor.


Jesus também disse no v.14 "Vós sois a luz do mundo" e no v.16 "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens".


A luz quando chega, dissipa as trevas (1Jo 1.5; Jo 1.9). Como filhos da luz (Ef 5.8), temos que refletir a luz que emana no nosso Pai (Tg 1.17), e a manifestação da luz é através das boas obras. Podemos difundir a luz de Cristo no campo missionário, onde a nossa fé é provada em todos os aspectos; na nossa comunidade, falando de Cristo aos miseráveis espirituais e fazendo o bem a eles (Tg 4.17); e também podemos testemunhar em nossa igreja local, praticando e vivendo aquilo que pregamos.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page