top of page
  • Pr. José Soares Leite

O Egoísmo


O que é autolatria? Respondendo: É o endeusamento do nosso "ego". Em outras palavras, é quando o homem, esquecendo-se de que é criatura, exalta a si próprio acima do Criador.


Quando Deus formou o homem, o fez com personalidade própria, que é o conjunto de padrões peculiares a cada indivíduo, que o caracteriza como tal. Dentre esses padrões da personalidade está o "eu" psíquico ou o "ego", que é a sede das convicções, ideologias, conceitos e crenças. É o ser coincidente de si mesmo, o que corresponde a consciência do ser humano. Por isto se constitui em um elemento muito importante da nossa personalidade. A confirmação disto é que Deus quer que o homem O ame sobre todas as coisas (Dt 6.5) e que tenha amor ao próximo como a si mesmo (Mt 19.19). Deus não admite que ninguém adore a si próprio nem a outros deuses em Seu lugar (Ex 20.3-5), porque isto é abominável ao Senhor.


A autolatria é semelhante a idolatria. Tanto uma como a outra tem por finalidade trazer ao coração do homem a primazia que somente deve ser dada a Deus. Esta prática condenável a qual Deus abomina, teve origem no querubim ungido Lúcifer que quis ter uma glória superior a Deus, ensoberbeceu o seu coração e quis ser igual a Deus (Ez 28). De igual modo, Satanás enganou nossos pais no Édem, levando-os a quebrar o mandamento divino, fazendo-os pensar na possibilidade de serem iguais a Deus (Gn 3.5) e assim cometerem o mesmo tipo de iniquidade.


O resultado disto é que o mundo hoje está contaminado deste espírito de autolatria. A soberba espiritual se tornou uma das mais nocivas armas de Satanás para enganar a muitos. Até no meio evangélico isto tem acontecido, como diz a Palavra "se possível enganaria até os escolhidos" (Mt 24.24b).


O orgulho é o pior dos pecados, ele provém de Satanás, o tentador. Este sentimento sutil, tem levado muitos a pensarem diferentes e a agirem segundo os propósitos de Satanás. Veja o exemplo dos fariseus que para não descerem de seus “tronos” mataram o filho de Deus.


Sigamos o exemplo do Mestre Jesus que ao contrário de Satanás despiu-se de toda a Sua Glória. Por isto Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que está acima de todo nome. Aprendamos a não sermos orgulhosos, pois como disse o Mestre:

"Quem a si mesmo se exalta, será humilhado, e quem a si mesmo se humilha, será exaltado"(Mt 23.12).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page