top of page
  • Pr. José Soares Leite

Cuidado com os Falsos Ensinos


Nunca, em toda a história da igreja, houve mais necessidade deste valioso ensino que nos deixaram Paulo e Pedro com relação a nossa vigilância e cuidado para não sermos enganados pelas astutas ciladas do Diabo nestes últimos dias da Igreja de Cristo na terra (2Tm 4.1-4; 2Pd 2.1-3). O apóstolo Paulo advertiu ao jovem pastor Timóteo com palavras profundas e comoventes sobre a grande responsabilidade que estava sendo dada ao jovem pregador e ensinador: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4.2).


O apóstolo Paulo segue ainda alertando no v.3 sobre um tempo que viria e que tipo de comportamento teriam os crentes: “comichão nos ouvidos” e no v.4 ele continua “desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se às fábulas.”


O apóstolo Paulo teve uma grande revelação a respeito dos falsos profetas, falsos mestres ou doutores que introduziriam heresias no seio da igreja (2Pe 2.1-5), fazendo-nos um alerta “que muitos seguirão as suas dissoluções”


Hoje, temos visto o cumprimento destas palavras, uma avalanche de heresias e apostasias (1Tm 4.1) trazidas para os púlpitos das igrejas através de falsos mestres e falsos pregadores. Prevendo estas coisas o Senhor já nos avisou por meio dos seus servos, os apóstolos, por revelação do Espírito Santo.


Um dos motivos que tem levado o povo de Deus a ser enganado é a falta te priorização do estudo da Palavra de Deus (2Tm 3,15-17). O Senhor sempre desejou que o seu povo fosse instruído na Palavra (Js 1.8; Sl 1.2 e 119.105). Só a Palavra de Deus nos torna sábios para a salvação (2Tm 3,15), santifica-nos (Jo 17,17) e nos leva a conhecer mais profundamente o Senhor (Os 6,3).


Satanás tem usado de sutileza para enganar e macular a igreja do Senhor através de falsos profetas e falsos pastores que usam disfarces e semeiam suas heresias, escondem suas reais intenções e se apresentam como ovelhas, mas no seu interior são lobos predadores (2Ts 2.15). O próprio Jesus nos adverte quanto a estes dizendo:

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mt 7:15)

Paulo advertiu aos crentes de Colossos que não fossem enganados pelos falsos mestres (Cl 2.4). Satanás lança mão de todos os meios possíveis para induzir ao erro o povo de Deus. Portanto usemos as armas que o Senhor já nos deu para lutar contra as astutas ciladas do Diabo (Ef 6.11), pois este é um dos maiores desafios da igreja nestes últimos dias: lutar contra os ardis e enganos do inimigo.


Paulo também exortou a igreja de Tessalônica: “examinai tudo, retende o bem” (1Ts 5.21). Todo crente deve ter o desejo de crescer espiritualmente e ter o alimento sólido (Hb 5.14) a fim de discernir bem todas as coisas (1Co 2.15). Muitos estão sofrendo fisicamente e espiritualmente por não estar se alimentando corretamente.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page