top of page
  • Pr. José Soares Leite

Avivamento - O que é?


O que é na verdade avivamento? O que queria dizer o profeta Habacuque nessa oração: "Aviva a tua obra, ó Senhor , no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” (Hc 3.2)


Muitas pessoas não compreendem o que realmente é um avivamento. Uns acham que são grandes cruzadas evangelísticas; outros pensam que são as campanhas e os movivmentos que as igrejas possam fazer internamente. Nem uma coisa, nem outra. Embora essas manifestações podem fazer parte de um avivamento.


Avivamento é reanimar aquele que já está vivo, mas que caiu num estado de declínio ou desânimo, para uma permanente ação em cadeia. É a vida espiritual do crente subindo de um estado de acomodação para um plano de maior vigor e força. Isto é, cristãos professos vivendo no temor, na obediência e na busca de santidade por suas vidas.


Um avivamento real é quando acontece mudanças notáveis no povo de Deus, tornando-se mais fiel a Deus em demonstração de arrependimento profundo e quebrantamento de corações se prostando no pó perante Deus em profunda humildade e abandono do pecado.


Escrevendo sobre o avivamento da Grã Bretanha, nos diz Edwin Orr que a melhor definição para a palavra avivamento é a frase: "tempos de refrigério pela presença do Senhor". Isto se aplica ao tempo de Pentecostes onde os discípulos andavam com Jesus porque eram convertidos e deixaram tudo para segui-lo, mas ao verem o Senhor morto e sepultado desfaleceram-lhes o coração, acovardaram-se, esconderam-se e voltaram para normalidade do dia-a-dia, esquecendo-se de Suas palavras e voltaram a olhar para trás. Quando veio o avivamento do Pentecostes, eles se encheram de todo o vigor espiritual e ânimo para testemunhar de Cristo, e de disposição para levar as Boas Novas. Era o verdadeiro poder do Espírito Santo em suas vidas.



Esdras lendo o livro da Lei ao voltar da Babilônia para Jerusalém

Os capítulos 8, 9 e 10 de Neemias descrevem um dos maiores avivamentos do Antigo Testamento e apontam vários princípios fundamentais. O avivamento e a renovação procedem exclusivamente de Deus. Os instrumentos que o propiciam são: a Palavra de Deus, a oração e um coração quebrantado e contrito que renuncía as práticas pecaminosas.


O avivamento teve início mediante um autêntico retorno à Palavra de Deus e um esforço decisivo para compreensão da sua mensagem. Durante sete dias, seis horas por dia, Esdras leu o livro da Lei. Uma das principais evidências de um avivamento bíblico entre o povo de Deus é a grande fome de ouvir e ler a Palavra de Deus.


Após esses dias ouvindo e aprendendo a Palavra de Deus, o povo se reuniu em adoração ao Senhor. Ali aconteceu uma adoração completa pois eles voltaram-se para o Senhor arrependidos e com o compromisso de andar segundo a vontade de Deus e fazer da Palavra de Deus bússola para cada dia de suas vidas.


“Esdras bendisse ao Senhor , o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor , com o rosto em terra.” (Nm 8.6)

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page