top of page
  • Pr. José Soares Leite

A Rebeldia Leva Deus a Rejeitar até Seus Ungidos


A Bíblia mostra que Deus é misericordioso, mas que rejeita e castiga quem trilhar pelo caminho da rebeldia. A rebeldia faz o servo de Deus perder os privilégios (1Co 10.5). Quais os fatores que levam um servo abençoado a se tornar um rebelde? Citamos pelos menos três motivos, que levaram pessoas escolhidas por Deus a serem rejeitadas ao praticarem o ato da rebeldia, a saber:


O orgulho do coração, foi o motivo que levou Lúcifer a se rebelar contra Deus. Veja o que diz Ezequiel 28.17: "Elevou-se teu coração por causa de tua formosura". Em Isaias 14.13: "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e no monte da congregação, me assentarei". Por Isto, do céu foram precipitados se tornando em demônios (Ez 28.18-19).


A desobediência a Palavra, do povo israelita, os levou a entrar pelo caminho da idolatria, apesar das manifestações plausíveis de Deus em seu meio, foram rebeldes ao Senhor (Ex 32.4-9). Foram por isto castigados no deserto e não entraram na terra prometida de Canaã.


A infidelidade ao Senhor, levou Judas Escariotes, a praticar desonestidade no cargo de confiança que Jesus lhe havia colocado. A sua rebeldia o levou a não hesitar em trair o Mestre, tendo por isto um fim trágico ( Nt 27,5).


O conceito de rebeldia é caracterizado como um ato de resistência. É a atitude de se opor a uma autoridade constituída sobre si. Como servos de Deus, devemos evitar todos os tipos de rebelião, seja contra Deus, pais, lideres e autoridades legalmente constituídas.


O aspecto Bíblico do A.T. aponta Israel como nação rebelde (Jr 3.23; 31.11). O profeta Oséias comparou Israel a uma vaca rebelde (Os 4.16); isto é, a atitude de um servo de Deus voltar as práticas pecaminosas, inclusive a adoração de ídolos. O cristão possui uma nova natureza implantada por Cristo, por isto não pode viver na pratica da rebeldia (2Co 5.17; 1Pe 1.23).

O cristão não pode tolerar a rebeldia, e a Bíblia ensina o cristão a não ser insubmisso e respeitar as autoridades, inclusive os líderes da igreja (Rm 13.1), como também a orar por elas (1Tm 2.1-2). Por outro lado, o cristão não deve se sujeitar a uma autoridade que pratica a injustiça e viola os princípios bíblicos (At 5.29). Isto não significa usar de libertinagem e atos de violência ou agredir com palavras indecorosas em redes sociais ou fazer motim. Temos o exemplo dos três amigos de Daniel que embora injustiçados não pronunciaram palavras que denigrissem os seus ofensores (Dn 3.16-17).


Saul foi escolhido por Deus para ser o rei de Israel, apesar de não ter nenhuma projeção em Israel. Ele pertencia a menor tribo, a de Benjamim e sua família era a menor, mas achou graça e foi ungido por Samuel. A despeito disto, ele se encheu de orgulho e desobedeceu a Palavra que Deus enviou por Samuel. Ele foi rebelde e não executou a sua ordem, por causa disto o Senhor o rejeitou e ele perdeu sua vida ao guerrear contra os amalequitas.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page