top of page
  • Pra. Maria Zeli Soares

A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus


A Palavra de Deus registra algumas maneiras em que a rebeldia é praticada. Em Deuteronômio (21.18) fala sobre a rebeldia de filhos que não davam ouvido a voz do pai e da mãe e a punição ou castigo eram a morte por apedrejamento; em Isaías (3.8) mostra rebeldia de Jerusalém contra o Senhor; em 1 Reis (13.26), o homem de Deus rebelando-se contra Deus; também em 1 Reis (13.21), o homem rebelando-se contra a Palavra do Senhor; e em Salmos (107.11) a rebelião contra a Palavra do Senhor.


O dicionário ilustrado da Bíblia define rebelião como conduta ou discurso incitando a revolta contra autoridade constituída ou outro representante do governo legítimo (Es 4.15; Lc 23.19). Rebeldia [marãh] trata-se de uma oposição que alguém faz alicerçada no orgulho.

Os que praticam a rebeldia, estão desafiando a Deus, mas estes sofrerão as consequências divinas porque Deus não deixa o culpado por inocente e todos os que praticaram a rebelião tiveram fins tristes, conforme nos revela a Palavra de Deus.


Estamos vivendo em um tempo difícil de acordo com o que Paulo escreveu em 2 Timóteo (3.1). A geração atual está totalmente dominada por um sentimento de rebeldia. Isso é notório em todos os aspectos; jovens que estão sendo instruído secularmente estão sendo influenciados por pensamentos niilistas que atacam todo tipo de valores morais e cristãos como também os poderes estabelecidos.


O mal da rebeldia chega até mesmo no seio cristão, onde isso jamais poderia acontecer, porque agora somos nova criatura em Cristo Jesus (2Co 5.17) e não podemos viver como os ímpios, que tem prazer em trazer a falta de paz e de harmonia entre as pessoas e também se sentem ‘consagrados’ quando criam algum tipo de rebelião. Os crentes, ao se depararem com situações de injustiça em qualquer área, tanto política como eclesiástica, devem orar, ter prudência e equilíbrio e estarem sempre atentos até que ponto as ações praticadas não ferem os princípios da Palavra de Deus. A rebelião é algo extremamente sério pois trata de um levante contra Deus e é considerado como pecado de feitiçaria (1Sm 15.23).


A Bíblia nos fala de um rei rebelde e que por consequência foi rejeitado por Deus; Saul foi um líder sem critérios e foi rejeitado como líder do povo de Deus porque rejeitou a Sua Palavra, porque não havia transformação interior nele e por isso não sabia os valores espirituais por trás de tudo que Deus exigia que fosse feito. Saul era um homem cheio de vaidade e autoconfiança e não esperou o tempo em que o profeta havia lhe falado e antecipou-se em fazer algo que não lhe era permitido.


Portanto, irmãos, sejamos pacientes e esperemos com confiança o momento de Deus em nossas vidas (Sl 40.1) pois a impaciência pode custar caro para nós.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page