top of page
  • Pr. José Soares Leite

A Instituição da Monarquia em Israel


A palavra de Deus nos fala claramente que o governo monárquico para Israel já estava em seus planos. “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei como todas as nações que me cercam, estabelecerás sobre ti rei que o Senhor teu Deus escolher entre teus irmãos. Não poderás estabelecer como um rei um estrangeiro, que não seja teu irmão” (Dt 17.14,15).

No período em que os juízes estavam liderando e julgando o povo de Israel, haviam muitas falhas apesar de serem dotados com poder e habilidade. A Bíblia relata que desde os dias de Moisés, Deus governava Israel através de sacerdotes e juízes, mas na época em que Samuel, o último dos juízes, envelheceu o povo não viu em seus filhos qualificações para exercerem essa função. Seus filhos não eram como ele, que tinha aprovação do povo em tudo, pois era dirigido por Deus, fiel, sincero e verdadeiro.

Por causa da situação dos filhos de Samuel, o povo não se conformava em tê-los como líderes e resolveram fazer uma comitiva de anciãos, formada por chefes de famílias, tribos ou principais da cidade que tinham autoridade e foram a Samuel em Ramá (1Sm 1.4) pedir-lhe um rei.

O povo que foi até Samuel pedir um rei era pecaminoso e só se voltava para Deus em momentos de crises e desespero. O que eles tinham em mente era possuir um rei como as outras nações que eram pagãs, não se importavam como era o procedimento deles, desejavam um líder militar e político para protegê-los. Tudo isso era imprescindível, porém não necessário naquele momento, porque tudo tem o seu tempo determinado debaixo do céu (Ec 3.1). Assim pensava Samuel, por isso essa palavra trazida pelos anciãos lhe pareceu mal (1Sm 1.6).

Devido a esta circunstância, o propósito de Deus foi antecipado pelo povo; o ideal de Deus foi ser sacrificado, mas isso tinha que acontecer porque fazia parte do processo de formação de Israel. O povo se esqueceu que um bom governo, sucesso e paz não se encontram no homem ou na forma política, mas somente em Deus, Aquele que governa tudo e todos.

Israel teve o rei que pediu, através do clamor do povo: Saul; embora Deus já tivesse escolhido para o seu povo um rei segundo o seu coração: Davi. Quando Samuel foi orar ao Senhor a respeito dessa situação a resposta foi: “Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele” (1Sm 8.7). Por isso, aprendamos como igreja do Senhor a vigiar e orar para não errar.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page