top of page
  • Pra. Maria Zeli Soares

A Pia de Bronze


A pia de bronze continha águas limpíssimas para a finalidade da lavagem cerimonial dos sacerdotes para que eles pudessem exercer suas funções sacerdotais depois que passavam pelo altar do sacrifício onde suas mãos e pés ficavam sujos e era necessário que se lavassem, isto é, se purificassem e trocassem também suas vestes para entrar no Tabernáculo. Assim também devemos nós estar limpos das manchas de sujeiras carnais antes de oferecermos a Deus qualquer tipo de sacrifício.

Por causa da santidade de Deus, antes dos sacerdotes entrarem no Lugar Santo e no Santíssimo, esse ritual era uma necessidade, porque entrando em estado impuro eles morreriam.

Por isso, as águas da pia ou bacia de bronze que lavavam a sujeira depois do sacrifício apontam para a água que nos lava hoje que é a Palavra de Deus para que possamos exercer as atividades ministeriais dadas pelo Senhor aos seus servos, a quem Ele confiou tais responsabilidades.

Em Efésios (5.26) está escrito: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra.” A nossa obediência à Palavra de Deus nos conduz em pureza e retidão diante do nosso Deus. Só podemos nos chegar a Ele purificados de coração e de consciência. “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água limpa” (Hb 10.22).

Deus quer que reflitamos a sua luz através do nosso viver diário, onde as nossas obras podem ser mostradas e os que estão em nossa volta possam nos identificar como filhos da luz. “Mas se andarmos na luz como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7).

Como tipologia, a pia de bronze tinha o juízo de caráter disciplinatório e para nós hoje é a provisão de Deus para nossa disciplina diária, para que possamos desfrutar da comunhão plena e de uma vida vitoriosa sobre o pecado.

A nossa limpeza espiritual é extremamente necessária e ela só vem através da Palavra de Deus, a qual como espelho reflete as nossas obras, quem somos e como vivemos para que nos arrependamos e consertemo-nos para poder ser útil na obra de Deus.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page