top of page
  • Pr. José Soares Leite

A Importância de Alguns Dons Espirituais


A vida cristã conduz o crente a categoria de um ser espiritual (1Co 2.12-13; 5.17). Essa faculdade o leva a uma dimensão do conhecimento das coisas espirituais e isto acontece, a medida em que ele vai se aprofundando no conhecimento da Palavra de Deus. O salvo passa a conhecer a mente de Cristo (1Co 12.16), que o faz adentrar na vida espiritual e ser “transformado pela renovação do seu entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, conforme diz Romanos 12.2. O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios fala a respeito disso (1Co. 2.10-16).

Corroborando com a vida do novo nascimento espiritual do crente, Jesus o batiza com o Espírito Santo (Jo 1.33). Este lhe concede a manifestação dos dons espirituais, para que o crente viva na dimensão do conhecimento das coisas sobrenaturais (1Co 2.12-11). Os dons espirituais são dados para o que for útil a igreja, que é o corpo de Cristo (1Co 12.1-11). Esses dons visam principalmente capacitar a igreja do revestimento do poder de Deus e a virtude do Espírito Santo. De tal maneira, a igreja é edificada e capacitada para realizar a obra do Reino de Deus (Lc 24.49 ; At 1.8).

São nove os dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo em suas distintas categorias.

1- Dons que revelam coisas que só o Espírito Santo pode efetuar, revelam coisas que só Deus sabe, eles são:

- palavra da sabedoria,

- palavra da ciência ou conhecimento ,

- discernimento de espíritos.

2- Os dons que fazem muitas coisas miraculosas acontecerem; que são eles:

- Fé,

- Dons de curar,

- Operação de maravilhas ou milagres.

3- E os dons que dizem muitas coisas que Deus fala; que são eles:

- Profecia,

- Variedade de línguas,

- Interpretação de línguas.

Destes três grupos, abordaremos somente o primeiro:

O dom da sabedoria - manifesta-se na operação divina na esfera do conhecimento quer seja através do ensino da Palavra, da pregação, no governo e igreja, escolhas de obreiros e aconselhamentos nas mais diversas situações (EF 4.11). Jesus é um exemplo disso, Ele usou esse dom de modo incomparável durante o seu ministério (Mc. 6.2; Lc. 2.46-47; At. 1.2).

O dom da ciência ou conhecimento - pode ser manifestada através de uma visão, sonho ou mediante uma voz. É o conhecimento revelado de coisas não visíveis ao homem. Essa ciência ou conhecimento, que trata esse dom espiritual, é uma fagulha da onisciência de Deus, das coisas sobrenaturais (1Co 2.9-12). Isto nunca pode acontecer por meio natural de adivinhação ou algo semelhante, pois Deus não dá Sua glória a ninguém (Is.42.8). Jesus, ao falar com a mulher samaritana revelou o seu passado (Jo 4.16-18).

O dom de discernir os espíritos - O termo discernir significa ver aquilo que está em oculto. Na obra de Deus, este dom está implícito ao seu portador ter discernimento de espíritos, no julgamento das profecias no âmbito da igreja, como diz 1Coríntios 14.29. Este dom divino é de grande valia para desmascarar os falsos profetas, falsos mestres e as falsas doutrinas que assolam a igreja do Senhor. Esse dom tem sua maior eficácia contra os demônios que estão usando pessoas para prejudicar a obra de Deus. Exemplo disto é o fato ocorrido com o Apóstolo Paulo em Atos 16.16-18. Um demônio usava uma jovem advinha para impedir a obra de evangelização que Paulo e Silas realizavam em Felipo. Este é um caso específico que mostra claramente um caso de operação do dom de discernimento de espíritos.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page