top of page

Suicídio - Uma Afronta a Soberania Divina

Pr. José Soares Leite

O suicídio é um ato que acontece no cúmulo do desespero de uma pessoa, que só vê como saída tomar a atitude de tirar a sua própria vida para fugir de uma situação que ele teme não ter mais solução caso ele continue vivendo. É importante frisar que para um indivíduo chegar a tomar tal decisão e praticar o suicídio, é porque houve em seus questionamentos a participação do Diabo. Foi isto que aconteceu com Judas Iscariotes (Mt 27.5). A ação do Maligno sempre está por trás de quem comete tal desatino. E como diz a Bíblia: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir" (Jo 10.10). O Diabo não poupou nem Jesus quando tentou convencê-Lo a se atirar do pináculo do templo (cometendo suicídio) para morrer: "Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo" (Lc 4.9).

O ato que leva uma pessoa a suicidar geralmente vem sempre em decorrência de um fato ou problema que ela se envolveu ou cometeu, independente de qual seja a questão que o levou a um sentimento de culpa e que o constrangeu a tomar essa atitude maligna. O suicídio normalmente é uma tentativa de fugir de um problema, ao invés de procurar a ajuda de Deus. Pedro e Judas negaram Jesus na mesma noite. Judas fugiu e suicidou (Mt 27:5), enquanto Pedro se humilhou diante do Senhor e se tornou útil no Reino de Deus durante o resto da vida (Mt 26:75; João 21:15-19).

No jornadear dessa vida muitas pessoas sofrem depressão profunda ao enfrentarem grandes problemas que parecem não ter solução. Os que assim procedem, certamente é porque não têm esperança em Deus. Os cristãos sabem, certamente, que a solução dos sofrimentos nesta vida não é fugir ou procurar escapar da dor, mas encarar os problemas com fé em Deus. Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo (Jo 16.33). Vemos o exemplo de homens de Deus como Jó, que sofreu terrivelmente, mas não tomou sua própria vida (livro de Jó).

À luz da Palavra de Deus, vemos que a vida é uma dádiva divina, portanto, pertence à Deus (Sl 100.3). As Escrituras ensinam que a vida humana é preciosa aos olhos de Deus (Is 43:4), porque o homem foi criado à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26; 9.6). Somente Deus dá a vida e só Ele pode tomá-la (Ec 3.2). Quem tira a sua própria vida ou a vida de outra pessoa, se coloca no lugar de Deus, o único que pode decidir quando uma vida deve terminar. O ato de tirar intencionalmente a vida humana é visto como um grave pecado (Gn 4:8-12; Dt 5:17). Aquele que comete suicídio mata a si mesmo e comete, portanto, uma terrível afronta a autoridade soberana do Seu Criador que lhe deu a vida (Gn 1.26-27; Êxodo 20:13).

Estatísticas mostram que o valor da vida humana está a cada dia sendo mais depreciada. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. Estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio.No Brasil, cerca de 35 pessoas se suicidam por dia, uma a cada 40 minutos, e para cada 10 suicídios acontecem outras inúmeras tentativas.

留言


MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page