top of page
  • Pr. José Soares Leite

Nomes e Símbolos do Espírito Santo


Os vários nomes dados ao Espírito Santo, são para expressar a magnitude de suas ações enquanto os símbolos são utilizados para facilitar a compreensão de determinados ensinos e principalmente para representar através das coisas concretas e visíveis, coisas invisíveis e espirituais.


O homem é finito e mesmo sendo ele crente, é um ser humano, portanto, para entender certos assuntos espirituais necessita de uma linguagem figurada para que seja mais compreensível o entendimento daquilo que se quer explicar. Alguns exemplos de explicações que encontramos na Bíblia: Jesus declarou que Ele era a porta, o caminho, a videira, o pão e comparou seus discípulos ao sal e a luz (Jo 6.35; 15.1; 10.9; Mt 5.13). A própria Bíblia é comparada a lâmpada, ao mel e a semente (Sl 119.105; 10.10; 2Co 3.18). Jesus usava deste recurso da simbologia em suas parábolas para abrir o entendimento de seus discípulos (Lc 24.45).


Deus usou um símbolo para concretizar o Espírito Santo na criação da terra e no batismo de Jesus (Jo 1.32). Os símbolos reproduzem as diversidades do Espírito Santo:

  • Agindo como VENTO no dia de Pentecostes para encher os discípulos de seu poder (At 2.2)

  • Agindo como FOGO para purificação do crente, tornando-o apto para o trabalho do Senhor (Tt 3.5)

  • Agindo através da UNÇÃO. A figura do azeite se estende por toda a Bíblia. Em muitas funções o azeite é utilizado no Velho Testamento. Ele representava o Espírito Santo:

    • Na unção dos sacerdotes dos reis;

    • na luz no templo do Senhor que nunca pode se apagar pela sua presença ali;

    • na luz do Espírito Santo em nós (Mt 5.16);

    • na unção para curar os enfermos (Mc 6.13).

  • Agindo como SELO; o selo do Espírito Santo é a garantia de que o crente tem de que se tornou Filho de Deus (At 2.38; Rm 8.16).

  • Agindo como ÁGUA. É o elemento que demonstra a vida que recebemos em Cristo, a vida eterna (Jo 4.14). Jesus usou esta simbologia ao explicar esse assunto (Jo 3.5).

Os nomes do Espírito Santo estão relacionados a sua obra e caráter. Era costume entre os hebreus colocar o nome nas pessoas ou em cada filho que nascia não só para que fosse chamado por aquele nome, mas também porque o nome que lhes davam tinha um significado dando entendimento e revelação de quem era aquela pessoa e demonstrando seu caráter e índole, como por exemplo: Esaú - vermelho, peludo; Jacó - enganador; Ester – estrela; etc.


Muitos são os nomes que descrevem o Espírito Santo:

  • Espírito de Deus - Gn 1.2

  • Espírito do Senhor - Is 11.2

  • Espírito de Cristo - Gl 4.16

  • Espírito de Seu Filho - Fp 1.19


Há também os nomes que relacionam o Espírito Santo diretamente à Deus e à Jesus (At 16.7; 1 Co 6.11). Os nomes mais conhecidos entre o povo de Deus são:

  • Consolador - o prometido pelo próprio Jesus antes da sua ascensão (Jo 14.16); Consolador significa paracleto no grego: alguém chamado para ficar do lado de outro para ajudar.

  • Espírito da Verdade - com missão de revelar a verdade (Jo 14.6) e convencer o pecador.

  • Espírito da Graça - convence o homem de seus erros e o leva ao arrependimento (Hb 10.29; Zc 12.10)

  • Espírito de Vida - o que traz vida através da vivificação, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1; 2Co 5.17)

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page