top of page

A Chamada Profética de Samuel

Pra. Maria Zeli Soares

Samuel conversando com o sacerdote Eli

A Bíblia diz que Samuel é fruto da oração de sua mãe Ana, que cumpre o seu voto de devolvê-lo ao Senhor e o fez assim que o menino foi desmamado (1Sm 1.24-28). Ali no Templo, aos pés do sacerdote Eli, Samuel cresceu, conheceu o Senhor e o servia (1Sm 2.11).

Mesmo convivendo com os filhos de Eli que não conheciam ao Senhor, Samuel conservou-se puro no meio do pecado e crescia em estatura e graça diante do Senhor e dos homens. Ele estava sendo preparado para assumir uma grande responsabilidade que era o ministério profético, substituindo mais tarde o sacerdote Eli.

A palavra de Deus nos mostra no Velho Testamento, a chamada profética de alguns homens e apresenta Moisés como o ideal profético (Dt 18.9-15), mas todos aguardavam com expectativa um profeta maior, Jesus Cristo. Mas até que Ele chegasse, surgiram outros e no decorrer do tempo eles foram ficando escassos e comprometidos com pecado e a Palavra do Senhor era rara e não havia visão manifesta (1Sm 3.1).

Quando Samuel foi confirmado como profeta do Senhor, a nação de Israel sentiu o impacto, as esperanças foram renovadas, um despertamento da fé e um novo ânimo veio ao povo, pois o principal objetivo do ministério profético no Velho Testamento era levar a todos a ter um filme compromisso com Deus.

A Palavra de Deus fala que as vezes aparecia um profeta que se dizia ser de Deus e falava coisas em nome do Senhor, mas eram profetas mentirosos que falavam palavras do seu próprio coração sem que Deus os mandasse. Porém, eram punidos pela ação divina (Jr 14.14). “Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram” (Jr 23.21).

Os verdadeiros profetas do Senhor eram homens escolhidos por Deus e não se faziam profetas ou sacerdotes por conta própria, sem nenhuma qualificação ou preparo como fez Jeroboão (1Rs 12.31). Não se trata de um querer ser, mas de uma escolha divina.

Os profetas enviados por Deus são inspirados pelo Espírito Santo; os que vão por vontade própria, inventam coisas de sua mente e coração. “Até quando continuará isso no coração desses profetas mentirosos, que profetizam engano do seu próprio coração?” (Jr 23.26). Deus, porém, capacitou Samuel e ele exerceu a sua missão profética com excelência. “Pois Deus não é Deus de confusão, senão de paz” (1Co 14.33).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page