top of page

Mordomia do Tempo

Pra. Maria Zeli Soares

O tempo foi criado por Deus não porque Ele precisasse dele, pois Ele é eterno. A Bíblia diz: “Antes que os montes nascessem e que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2). Nosso Deus habita na eternidade, sempre existiu fora do tempo, mas criou o tempo por causa do homem, para que ele pudesse compreender melhor a sua origem, seu começo.

A Palavra de Deus em Gênesis (1.14), deixa claro sobre ação de Deus para criar o tempo, e nos ajuda a entender qual era o objetivo de Deus em criar o tempo que é estabelecer ciclos para as suas obras criadas.

Ao criar todas as coisas e formar o homem do pó da terra, Deus deu-lhe a dimensão do tempo antes da queda, pois a princípio ele foi programado para viver eternamente na terra, porém quando caiu e experimentou o pecado por causa da sua desobediência, passou a ter um tempo limitado de vida. O homem ao pecar contra o seu Criador, saiu da dimensão da eternidade entrou na dimensão do tempo, sujeito a todas as consequências e implicações morais, espirituais e físicas.

Ao colocar a obra-prima da criação no Jardim do Éden, o Deus Criador, deu a ele todos os privilégios e responsabilidades, e também uma ordem que se fosse violada teria como consequência uma sentença de morte: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres certamente morrerás” (Gn 2.17).

No Éden, o homem vivia sem ideia de passado ou futuro, só conhecia o presente, o eterno agora, mas a sua queda o fez experimentar uma sensação que até então ele não conhecia, que é o medo, a doença, o envelhecimento físico e mental, além da finitude da vida.

O salmista entendeu a verdade do tempo de vida do homem na terra e escreveu pela revelação do Senhor no Salmos 90 (v. 4-6,9-10,12). O verso 9 diz: “Todos os nossos dias vão passando na tua indignação, acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro.” E o verso 10: “A duração de nossa vida é de setenta anos e alguns pela sua robustez chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado pois passam rapidamente e nos vamos.”

Aqui está uma petição que ele fez ao Senhor no verso 12: “Ensina-me a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio.” No Novo Testamento o apóstolo Paulo nos exorta para remir o tempo porquanto os dias são maus. Todos os crentes precisam usar com sabedoria o seu tempo.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page