top of page

A Construção do Tabernáculo

Pr. José Soares Leite

Contrucao do Tabernaculo

  • Quem mandou construir o Tabernáculo?

A mando de Deus, Moisés, deveria construir o Tabernáculo. Para estar sob seu comando, também chamou o Senhor a Bezalel e Aoliabe (Ex 35.30-35). Juntaram-se a eles outros homens sábios a quem o Senhor dera sabedoria e inteligência para fazer toda obra do Tabernáculo (Ex 36.1-2,4). Assim, todas as estruturas, mobiliários e utensílios começaram a ser construídos (Ex 36,8-38).

Fez Bezalel, da tribo de Judá e Aoliabe, da tribo de Dã, também a Arca, o Propiciatório a mesa dos pães da proposição, o castiçal, o altar de incenso, o altar do holocausto, a pia de cobre, as cortinas da cerca do pátio, as cortinas da entrada do Tabernáculo, as colunas de sustentação, as tábuas das paredes, o véu e a coberturas do Santuário (Ex 37.1-29; 38.1-20). Fizeram ainda, as vestes dos sacerdotes e do sumo sacerdote (Ex 39.1-32).

Concluída a obra que o Senhor tinha ordenado a Moisés (Ex 38.22-23), o Tabernáculo trazido a Moisés, na verdade, era sombra das coisas celestiais. Por isto Deus disse a Moisés: “Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou” (Hb 8.5): “De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu, assim se purificassem” (Hb 9.23).

  • Como era composto o Tabernáculo?

Assim como o crente salvo, que tem corpo, alma e espírito, se torna no Templo do Espírito Santo; da mesma forma, o Tabernáculo, também, era composto por três partes: o Pátio; o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. O crente é um santuário ambulante, como o Tabernáculo era um santuário portátil, que era desmontado para ser erguido em outro lugar. Isto ocorria sempre que o povo de Israel se deslocava de uma região para outra no deserto.

  • Como era montado o Tabernáculo?

A montagem do Tabernáculo, era feita de dentro para fora, ou seja: do Santo dos Santos para o Pátio. Simbolizava a forma como Deus opera na vida do ser humano: a partir do seu interior para seu exterior. Essa tarefa, no homem, é feita pelo Espírito Santo (Jo 14.16-17). No Tabernáculo, a tarefa desmontar, transportar e montar, cabia apenas aos levitas, da tribo que foi separada para fazer esse serviço: “Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, e tenham cuidado da sua guarda e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo, e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo” (Ex 3. 6-8).

  • De onde veio o suporte para a construção do Tabernáculo?

O Tabernáculo foi construído com as ofertas alçadas do povo hebreu. “Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo o homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. Esta é a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabra, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles finas, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ónix e pedras de engaste, para a estola sacerdotal e para o peitoral” (Ex 25. 2-7).

Como no passado, ainda hoje os templos são construídos graças as ofertas do povo de Deus, o que de outra maneira não seria possível.

  • Quem é que podia entrar no Tabernáculo?

No Antigo Testamento, apenas os sacerdotes podiam servir no recinto do Tabernáculo. Os leigos tinham que permanecer fora da cerca externa. Somente poderiam entrar no Pátio, quando viessem apresentar os seus sacrifícios diante do Altar do Holocausto. Uma vez por ano, o Sumo sacerdote devia entrar no Lugar Santíssimo para apresentar sacrifício por toda a nação de Israel.

  • Qual era a finalidade do Tabernáculo?

O Tabernáculo era o elo de ligação entre Deus e o homem. Ele era utilizado pelo povo hebreu como local de culto a Deus, onde Deus manifestava Sua presença no meio do Seu povo. Ele era uma figura da Igreja, como o Corpo de Cristo, onde Deus estabeleceria o relacionamento com o ser humano salvo por Jesus Cristo: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu; isto é pela sua carne e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos, com verdadeiro coração, em inteireza de fé... porque fiel é o que prometeu” (Hb 10.19-23).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page