Os Artesãos do Tabernáculo

O desejo de Deus de estar presente no meio do seu povo, foi o motivo para construção do Tabernáculo. Os versículos 8 e 9 de Êxodo 25 dizem: “E me farão um santuário para que Eu habite no meio deles. Conforme tudo o que Eu te mostrar para o modelo do Tabernáculo e para o modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” Através dessa construção para habitação de Deus, as glórias que viriam estariam sendo antecipadas e também estariam trazendo o ensinamento profundo para o homem a respeito do conflito entre a santidade de Deus e a pecaminosidade do homem. O Deus Santo, queria um lugar de adoração e louvor à Ele, um lugar onde o povo pudesse fazer sacrifícios para apaziguar os seus pecados através do sangue de animais oferecidos, até que Jesus viesse para satisfazer a pena do pecado de todos, através do seu sangue na cruz do Calvário (Rm 3.24; 5.8; Hb 9.28) Para a construção de um lugar tão especial como Tabernáculo, Deus também escolheu pessoas especiais para realização dessa obra. A planta e todas as instruções foram dadas a Moisés como está descrito a seguir em Êxodo 25.1-9:
“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,
Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.”
A planta da construção foi dada para Moisés, mas aqueles que estariam executando o trabalho mobiliário tiveram seus nomes chamadas pelo próprio Deus. Disse mais o Senhor a Moisés: “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado” (Ex 31.2,6).
Assim como foi com a construção do Tabernáculo que apontava para Cristo o qual estabeleceu a Igreja, Deus chama pessoas especiais para realização de obras especiais e os capacita pelo Espírito Santo para realização de uma obra espiritual. Mas também habilita pessoas com dons diversificados para realizar tarefas ou serviços complexos na igreja que venham glorificar a Deus.