O Dom de Discernimento de Espíritos

O dom de discernimento de espíritos, é um dos dons concedidos pelo Espírito Santo. Esses dons são distribuídos entre os crentes, de acordo com a soberana vontade de Deus. Ele é dado ao crente para a edificação do corpo de Cristo (1Co 12.4-11). O Espírito Santo distribui os dons espirituais "como lhe apraz". O dom de discernimento de espíritos, como os outros demais dons, é dado para que cada crente tenha uma capacitação espiritual para o serviço específico no Reino de Deus.
O discernimento espiritual é um dom muito útil para a igreja porque ajuda a conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus (1Co 2.12-15). Esta capacidade espiritual nos é dada para sabermos o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso na área espiritual. A pessoa que tem discernimento espiritual sabe a diferença entre o que vem de Deus e o que não vem. Esse dom desmascara a mentira, as falsas doutrinas, os falsos profetas e nos auxilia a distinguir espíritos malignos e nos defendermos dos ataques do diabo (1Jo 4.1-6; 2Co 11-15; Ef 6.12).
O Espírito Santo nos dá o discernimento espiritual para sabermos viver diligentemente neste mundo tenebroso onde jaz o maligno (1Jo 5.19). Há três inimigos que enfrentamos na vida espiritual: o mundo, o diabo e a carne. Existem três dimensões da tentação que atua em três áreas: espiritual, física e emocional. O Espírito Santo habita em nós para nos ensinar a verdade sobre todas estas coisas (Jo 14.16-17). Através do discernimento espiritual recebemos a revelação para detectar até a intenção do coração por trás das palavras e ações de quem é usado pelo diabo. Podemos ver isso no exemplo de Pedro com Ananias e Safira (At 5.1-4), também com Paulo ao expulsar o demônio da pitonisa (At 16.16-18).
A Bíblia também fala sobre um discernimento especial do crente que ainda não é batizado com o Espírito Santo. Trata-se do dom (penhor) do Espírito Santo (Ef 4.30), que os salvos recebem quando aceitam a Cristo, como diz Atos 2.38: “...e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). O Espírito Santo capacita o salvo que se tornou espiritual (1Co 2.12-13), porque ele agora conhece a mente de Cristo e passa a discernir as coisas espirituais (1Co 2.15-16).
O crente como uma nova criatura restaurada à Deus (2Co 5.17), se torna templo do Espírito Santo (1Co 3.16; 6.19) e por meio dEle pode conhecer as coisas de Deus (1Co 2.10-12). Isto acontece com o crente porque “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Por sua vez, a Palavra de Deus exorta para que o dom de discernimento de espírito cresça e amadureça (Hb 5.13-14). O Apostolo Paulo disse que procurássemos com zelo os melhores dons (1Co 12.31) – o dom de discernimento de espirito, sem dúvidas, é muito importante na vida do crente pois lhe permite conhecer tudo aquilo que é impossível saber por qualquer outro meio de recursos humanos.