top of page

A Armadura de Deus no Combate Contra o Mal

Pr. José Soares Leite

Armadura de Deus

No Éden, a estigma do mal (Gn 3.1,3-4), que foi imposta pelo Diabo aos nossos pais, Adão e Eva, gerou neles a iniquidade e o pecado (Ez 28.15-16). Isto passou a fazer parte da natureza de todo ser humano, desde o momento em que ele é concebido, como está escrito: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5).

Por causa desse efeito maligno que o Diabo semeou, ele agora tenta as pessoas a terem o mesmo sentimento dele. Dessa forma, ele tenta a pessoa a desejar se tornar independente de Deus. Foi assim que ele tentou Eva, no Éden, ao dizer-lhe: “Porque Deus sabe que, no dia que dele comerdes... sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. Deus não quer que o homem participe do mal (Gn 2.17), o qual foi gerado no coração de Lúcifer, quando era um Querubim ungido no céu (Ez 28.14-16).

No seu plano de redenção do homem, Deus falou que quando enviasse o Messias, Ele entraria em guerra contra o Diabo. Ele feriria a cabeça da serpente e ela lhe feriria o calcanhar (Gn 3.15). Isto aconteceu na tentação do Diabo contra Jesus no deserto (Mt 4.1-11). Em 1 João 3.8, diz que o Filho do homem, Jesus Cristo, se manifestou para desfazer as obras do diabo. O próprio Jesus Cristo preveniu os crentes dizendo: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (o Diabo)” (Jo 16.33).

Pelo texto exposto acima e trazendo isso para a nossa realidade, como crente, vemos o Apóstolo Paulo escrever aos irmãos da Igreja em Efésios, dizendo: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder... Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim, contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste mundo, as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.10,12).

Então vemos pela Palavra, que essa guerra espiritual que o cristão tem que enfrentar contra o Diabo, inimigo de nossas almas, se principiou no céu. Quando Lúcifer debilitou uma parte dos anjos, que se tornaram seus aliados contra Deus, como está escrito: “Ó estrela da manhã, tú que debilitava as nações” (referência aos anjos nos céus) (Is 14.13-15). Foi lançado por terra, mas continua a tentar a humanidade com seu intuito maligno, como diz João (10.10): “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir.”

Paulo ensina como o cristão poderá enfrentar as sutilezas do Diabo: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo”. Ele acrescenta em 2 Coríntios (10.4), dizendo: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruição das fortalezas”. Isto se deve ao fato de nosso poder e autoridade vir da parte do Senhor Jesus, que disse: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc 10.19).

Assim, para o crente vencer o Diabo lhe é necessário fazer como está escrito: “Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (Palavra), e vestido a couraça da justiça” (Jesus). E calçados os pés na preparação do Evangelho da paz. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do inimigo. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando” (Ef 6.13-18).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page