top of page

Tentação: A Batalha por Nossas Escolhas e Atitudes

Pra. Maria Zeli Soares

Quando lemos a respeito da queda do homem e como ele caiu nas astutas ciladas do Diabo (Gn3.1-24), vemos que a serpente tentou primeiro a Eva, ela levantou-se contra Deus através da Sua própria criação. Satanás se personificou na serpente, que com certeza era antes um animal atraente e não asqueroso como se tornou depois que Deus a amaldiçoou.

Assim como Satanás fez com Eva, questionando a ordem de Deus e a Sua orientação, ele continua incitando e questionando os que creem em Deus e em Sua Palavra, afim de enfraquecer a sua fé, trazendo dúvidas e levando a cometer o pecado de rebelar-se contra Deus, usando argumentos para convencer de que o que eles fizerem, não lhes custará a perda da salvação, ou seja, a condenação eterna porque argumentam de que “Deus é amor.”

O ser humano sempre é tentado para ser e ter o que Deus tem e é. Quer adquirir conhecimento, discernimento e procurar fazer conforme o desejo do seu coração ou de sua mente e não através da Palavra de Deus.

Por isso, nós que somos crentes em Jesus Cristo, devemos viver em constante vigilância. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca" (Mc 14.38).

Até Jesus, o Filho de Deus teve que confrontar o príncipe das trevas, Satanás, logo após ser batizado nas águas do Jordão por João Batista, quando os céus se abriram sobre Ele e o Pai o confirmou na terra e o bendito Espírito de Deus desceu sobre Jesus em forma de pomba.

A Bíblia diz que o Espírito o impeliu para o deserto onde esteve 40 dias, tentado por Satanás. Vivia entre as feras e os anjos o serviam (Mc 1.12,13). Jesus foi tentado durante todos os 40 dias e não somente no fim.

Satanás, ao tentar Jesus, sugeriu muitas coisas, inclusive se Ele era realmente o Filho de Deus e outras formas cheias de astúcias para tentar desviar Jesus do seu propósito.

Cristo venceu a Satanás pela Palavra de Deus, porque Ele confiava na autoridade e poder das Escrituras Sagradas, que é a espada que golpeia o Diabo, e o deixa sem argumentos. Assim também deve ser o crente nas tentações e provações, use a Palavra, porque o dono dela é quem dá a vitória.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page