top of page

O Crente tem Poder para Resistir e Expulsar o Diabo

Pr. José Soares Leite

Jesus foi enviado para realizar a obra salvífica da redenção do homem, mas também para derrotar Satanás, desfazer sua obra maligna e libertar os cativos: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos.. a pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 4.18). Por isso, antes de começar seu ministério, após ser batizado, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado por Satanás e para derrotá-lo (Jo 4.1-11). Na cruz, Jesus o derrotou definitivamente, e nos deu poder para expulsar os demônios (Mc 3,14-15; Lc 9.1).

Jesus ensinava seus discípulos de forma prática, quando se tratava do enfretamento das coisas sobrenaturais concernentes ao reino das trevas (Mc 6.13). Desta maneira, eles seriam capacitados a efetuarem, também, obras maiores do que as que Ele realizou (Jo 14.12). Numa dessas ocasiões, Jesus levou seus discípulos exclusivamente ao outro lado do Mar da Galileia. A intenção de Jesus era libertar um homem possesso de uma legião de demônios, cerca de 6.000 (Mc 5.1-13). No entanto, isto proporcionaria a seus discípulos terem experiência para, também, realizarem essa obra. Jesus deu-lhes o poder e a autoridade do Seu Nome (Mt 10.1; Mc 3.14-15; 6.7; Lc 9.1-2).

O Diabo não é um mito, ele é real e não pode ser subestimado, por isto não se pode enfrentá-lo de qualquer maneira. Vemos na harmonização dos Evangelhos sinóticos, que o livro de Mateus (8.28-29) registra que são dois endemoniados, e destaca o temor que eles têm na autoridade de Jesus. Na narrativa de Marcos e Lucas, fala-se somente de um endemoniado e é destacada a violência da pessoa possessa, que não pode ser controlada por força física. Entretanto, os demônios que estão no corpo da pessoa possessa submetem-se a autoridade de Jesus (Mc 5.2,4,6-7,9; Lc 8.27-29).

O Diabo e os demônios são agentes malignos responsáveis por trazerem todos males e danos irreparáveis a vida das pessoas. A Bíblia diz que: “O ladrão, veio para roubar, matar e destruir” (Jo.10.10). Em sua sanha maligna, os demônios causam as enfermidades para debilitar o corpo físico, a opressão, a depressão para abater a alma e a possessão para possuir o corpo e a alma. Jesus veio para realizar a missão salvífica (Lc 4.18), mas também para desfazer as obras do diabo (1Jo 3.8).

Jesus enfrentou o diabo no deserto e o venceu para só depois dar início ao seu ministério. Isto prova que o Diabo não é invencível. Vemos que por vária vezes Jesus deu poder aos seus discípulos para expulsar demônios (Mt 10.1; Lc 10,17,19). Jesus consumou sua missão salvífica na Cruz e derrotou definitivamente a Satanás (Jo 19.30). Depois de ressurreto, Jesus disse: “É me dado todo o poder nos céus e na terra” (Mt 28.18) e Ele mesmo nos deu poder da autoridade do seu nome para expulsar demônios, pegar nas serpentes e curar as enfermidades malignas (Mc 16.17-18).

O crente precisa sujeitar-se a Deus para resistir ao Diabo (Tg 4.7), vigiar e estar firme na fé em Jesus para enfrentá-lo (1Pe 5.8-9). Precisa se revestir de toda armadura de Deus para resistir seus ataques (Ef 6.12-13).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page