Um Inimigo que Precisa Ser Resistido

Existem muitas pessoas que se dizem cristãos e falam em alto e bom som que proclamam a fé em Cristo Jesus. No entanto, as suas atitudes, bem como seus testemunhos de vida contradizem o que está escrito na Palavra de Deus a respeito dos que verdadeiramente são cristãos. O livro de Tiago nos ensina passo-a-passo como ser um crente de verdade, pois em seu conteúdo estão incluídos:
- a tentação como prova de fé (1.1-21),
- as obras como evidência da fé verdadeira (1.22; 2.26),
- a verdadeira e a falsa sabedoria (3.13; 4.17),
- paciência sob opressão ou a paciência da fé (5.1.12),
- e a oração (5.13-20).
Ao lermos o capítulo 4 (1-10) de Tiago, encontramos duas das mais preciosas lições para o nosso viver firme na fé, como autênticos filhos de Deus em meio a uma geração má, perversa e corrompida em todos os aspectos.
A primeira coisa que temos que fazer é: nos sujeitarmos a Deus (Tg 4.7), pois essa submissão e humildade nos torna aptos para resistir ao diabo e ele fugirá de nós. A submissão a Deus nos aproxima mais dEle, nos leva a possuir a natureza de Cristo, a demonstrar o seu caráter e viver como filhos, andando segundo a sua vontade e manifestando seu amor que agora reina em nossos corações através das nossas obras (Tg 2.17).
O crente não pode resistir o maligno sem que antes esteja totalmente sujeito a Deus e aos princípios da Sua Palavra a qual não foi escrita apenas para os primeiros seguidores de Jesus, mas para todos quanto forem chamados à salvação e desejarem ser testemunhas fiéis do Senhor.
A segunda lição e ensinamento diz respeito a nossa santidade, porque servimos a um “Deus Santo” que exige santidade dos que O servem e adoram (1Pe 1.15,16). Para que pudéssemos viver esta vida santa, nos foi dado o Espírito Santo, Ele habita em nós e nos guia em toda a verdade.
É bem verdade que muitos crentes não conseguem resistir as tentações da carne e o inimigo termina impondo sobre eles um estilo de vida mundano na qual as paixões e desejos da alma os levam a amizade com o mundo e a inimizade contra Deus (Tg 4.4).
O segredo do cristianismo está em “ser”, em todos os aspectos morais e espirituais. Ser o que Cristo foi aqui na terra entre os homens, fazendo a vontade do Pai tanto em palavras como em obras. Só assim poderemos resistir ao nosso inimigo que é Satanás!