top of page

Batalhas Espirituais em Seus Níveis

Pr. José Soares Leite

A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19), então existem seres espirituais malignos que conspiram contra Deus e lutam contra o ser espiritual do homem (1Co 2.14-15; Gl 6.1). Como ser espiritual, o homem, apesar de estar no corpo carnal, não luta contra a carne, mas contra seres espirituais da maldade nas regiões celestiais (Ef 6.12). A partir do momento de nossa conversão, Satanás tenta impedir-nos de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador (2Co 4.4).

Com relação a possessão demoníaca, é possível um crente ser endemoninhado? O crente fiel, reto e temente a Deus, que vive em santidade e se desvia o mal, que não vive na prática do pecado e não entristece o Espírito Santo, a Bíblia diz que o maligno não lhe toca (1Jo 3.3-6; 5.18). Se acaso o crente vier, esporadicamente, a pecar mas confessar e deixar o pecado, este receberá perdão, porque Jesus Cristo está a destra de Deus intercedendo por ele (2Jo 2.2).

Entretanto, se o crente não tiver uma vida espiritual nessa dimensão, se ele não estiver batalhando espiritualmente, vigiando e orando, poderá ceder à tentação (1Jo 5.18). Se voltar a prática do pecado e não deixar, entristece o Espírito Santo, que adornou aquela casa, e Ele sai. Quando os demônios encontram a casa vazia, eles entram para fazer morada e o estado daquela pessoa será pior do que o primeiro (Mt 1.43; Lc 11.24). No Salmo 51, Davi pediu ao Senhor para não retirar o Espírito Santo. Deus retirou o Espírito Santo de Saul e ele passou a receber um espírito maligno. Os crentes quando aceitam a Jesus, o Espírito Santo passa a habitar em seu ser (Rm 8.15-16).5-16).

As armas de Satanás para derrotar o crente são as tentações. A Bíblia manda o crente vigiar para não entrar em tentação (Mt 26.41; Lc 22.40). ”Porque ele está ao nosso derredor rugindo como leão querendo nos tragar” (Jo 10.10). Para isso, devemos estar preparados contra as astutas ciladas do diabo, usando toda armadura de Deus, descrita em Efésio 6.13-18, para podermos resistir a todo mal e estarmos firmes.

A segunda arma de Satanás é a opressão maligna, a ação de fora para dentro, persuadindo (rugindo) o crente nas emoções da alma e desejos da carne para a prática do pecado. Desde o momento em que aceitamos Jesus, deixamos o reino das trevas e entramos para o reino de Deus, passamos a viver em constante batalha espiritual. Por isto, a Bíblia manda: “Resisti o diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Jesus nos preveniu afirmando que no mundo teríamos aflições (Jo 16.33).

Depois de estar oprimida, os demônios submetem a pessoa à compulsão. Esse estado de domínio espiritual leva a uma obsessão do desejo de pecar. Após submeter-se a vontade do maligno a pessoa volta a ser vulnerável ao pecado e daí para a possessão maligna, infelizmente, é um passo.

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page