top of page

Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus para Salvação

Pr. José Soares Leite

Palavra de Deus para Salvacao

Parábola significa, literalmente, comparação, é uma forma figurativa que Jesus usava para ilustrar verdades espirituais nas mensagens que Ele proferia sobre o Reino de Deus. Como podemos observar, vemos a narrativa da parábola do semeador ser mencionada nos três Evangelhos sinóticos (Mt 13.1-9, Mc 4.3-9 e Lc 8.4-8). Isto demostra a importância que tem a mensagem dessa parábola do semeador. Através dela, Jesus fez, especificamente, menção da receptividade que alguns têm e a rejeição de outros quando ouvem a mensagem de salvação eterna.Jesus usava a figura de linguagem (Mt 13.1-23) para fazer comparações de coisas naturais, como uma semente de mostarda, a fim de explicar as coisas divinas, como o Reino dos Céus (Mc 4.11; Mt 13).

Jesus usava esse método porque os judeus não eram leigos, mas conhecedores das Escrituras; principalmente os Escribas, Fariseus e Saduceus, porém eram homens de dureza de corações (Mt 15.15; Mc 10.5). Veja como disse Jesus a respeito disso: “E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: “Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis” (Is 13.14). Apesar disso ocorrer, Jesus sabia que dentre a multidão que lhe ouvia, haviam pessoas de corações quebrantados, propícias a receber a Palavra de Deus; por isto Jesus disse-lhe: “...porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado...por isso lhes falo por parábolas” (Mt 13.12,13; Mc 4,11).

Tipos de Solo - Parabola do Semeador

O Senhor quando faz a explicação desta parábola aos seus discípulos diz que existem quatro categorias diferentes de solos. A primeira pessoa tendo ouvindo a palavra não entendeu, logo o maligno arrebatou sua fé, que não era genuína (Mt 13.19). Os outros dois, receberam a Palavra de bom grado. O Senhor não disse que elas fingiram acreditar, nem que fingiram aceitar a Palavra; fica demonstrado que a fé dessa pessoa era originalmente genuína. No entanto, não durou, apenas permaneceu por um determinado tempo (Mt 13.20-22).

Então foi a duração da fé que foi o problema com essas duas categorias de pessoas (solos), e não se a fé existiu ou não no começo. Porque verdadeiramente ambas creram, mas apenas “por um determinado tempo”. Quanto ao quarto tipo de solo, classificada como boa terra, Jesus explica que se refere as pessoas que ouvem e compreendem a Palavra e dão fruto (Mt 13.23). Não obstante a isso tudo, resta lembrar que Jesus, noutra oportunidade, ao proferir o sermão profético, exortou que somente aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 24.13).

Apesar da existência da mistificação de pessoas, a semente da Palavra de Deus deve ser “semeada” a qualquer custo, isto é, anunciada, a qualquer tempo (2Tm 4.2), pois conforme orienta o livro de Eclesiastes 11.6: “Pela manhã devemos semear a semente e, à tarde, não retirares a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”. O Apóstolo Paulo disse que um é o que planta, outro é o que rega, mas Deus é quem dá o crescimento (1Co 3.6,7).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page