top of page

Por que Jesus Ensinava por Parábolas

Pr. José Soares Leite

No texto de Mateus 13.10-17, da parábola do semeador, vemos Jesus explicando aos seus discípulos, a razão porque Ele ensinava por parábolas. Ele empregava esse método, para explicar as verdades espirituais a duas classes distintas de pessoas que ouviam seus sermões. Uma era as pessoas de coração quebrantados, que ouviam o ensino da Palavra, compreendiam e aceitavam a verdade de Deus, como está escrito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32); a esse grupo era dado conhecer os mistérios do reino dos céus (v.11). A segunda classe de pessoas à quem Jesus falou, foi das pessoas com dureza de coração. Elas, da mesma maneira ouviam, porém não compreenderam e rejeitaram a Palavra. Evidentemente, que o Reino de Deus lhe fora tirado (Mt 13.12,15). Certamente, essas pessoas estavam no meio daquela horda que disseram perante Pilatos: “Crucifica-o” (Mc 15.13-15).

Observem, que esse tipo de comportamento dos judeus, já havia ocorrido com seus ancestrais, no deserto do Sinai, quando desprezaram o Deus verdadeiro e sua Palavra, trazida através de Moisés ( Ex 24.3,7; 32.1,4). No tempo do ministério de Jesus, entre a multidão de judeus que lhe ouvia, estavam os religiosos, fariseus, escribas e saduceus, verdadeiros cegos espirituais. A respeito dessa classe de pessoas, o Profeta Isaías, cerca de 730 anos antes, já havia exortado, dizendo: “Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e vendo, vereis, mas não percebereis, porque o coração deste povo está endurecido" (Mt 13.15; Is 6.9).

O que é uma parábola? É uma forma antiga de ensino que Jesus usou com muita propriedade, para revelar as coisas espirituais. É uma ilustração onde se faz a comparação de algo popularmente conhecido, usando-a como forma de semelhança, para explicar outra coisa então desconhecida. Jesus usou esse método, pegando coisas naturais para explicar as verdades espirituais. Exemplo: quem é que não sabe o que é uma semente, mas quem é que sabe o que é o Reino de Deus? (Mc 4.30-33).

No Antigo Testamento, as parábolas já eram usadas pelos hebreus em particular no ensino dos rabinos, como forma de facilitar a compreensão. Os escritores bíblicos, também usaram esse método, quando mandou Ezequiel falar por parábola (comparação) a casa rebelde de Israel: “Assim diz o Senhor Jeová ...” (Ez 24,3-14).

No Novo Testamento, Jesus fez muito uso de parábolas para ensinar o povo. Ao proferir as parábolas do trigo e do joio, do grão de mostarda e do fermento (Mt 13.24-33): “Tudo isso disse Jesus por parábolas a multidão e nada lhe falava sem parábola”. No verso 35 acrescenta que Jesus assim procedia para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: "Abrirei em parábolas a boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo” (Sl 78.2; Mt 13.35).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page