top of page

Glutonaria - Excessos na Alimentação

Thayse N. Soares

Glutonaria

É muito comum vermos no meio cristão exortações em relação ao alcoolismo e uso de drogas, mas muito pouco vemos falar sobre os excessos relacionados à alimentação. O apóstolo Paulo cita em Gálatas quais são os atos que levam uma pessoa a não herdar o Reino de Deus. “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.19-21).

Glutonaria é o ato de comer em demasia, ultrapassando o limite da saciedade. Sim, a glutonaria está entre as obras da carne e diferentemente de todas as outras citadas, não tem sido combatida em meio aos crentes. É notório quando uma pessoa se excede ao fazer o uso de álcool ou de drogas; é perceptível quase que imediatamente. Em contrapartida, os prejuízos causados pelos excessos na alimentação não são tão óbvios a curto prazo e talvez por isso os cristãos estejam negligenciando tanto em nossos dias.Provérbios (23.20) nos alerta para que não estejamos entre os bebedores de vinho e os comedores de carne e em Romanos (13.13) também somos alertados a não andarmos em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

Sabemos que nenhum excesso é saudável para o ser humano e no caso da alimentação vemos cristãos com a saúde física extremamente prejudicada devido à excessos e descuidos. Muitos pedem oração por enfermidades que poderiam ser evitadas e que foram causadas por eles mesmos, excessos de açúcar, gorduras, e tantas outras coisas prejudiciais ao corpo. O domínio próprio precisa ser aplicado em todas as áreas de nossas vidas, inclusive em relação à comida. Precisamos alimentar nosso corpo mas devemos nos lembrar que a comida é um combustível e não pode se tornar um ídolo, um vício e muito menos uma pedra de tropeço em nossas vidas.

Meditemos na razão pela qual Deus incluiu a glutonaria junto a tantas outras coisas nocivas à vida cristã. Vigiemos, irmãos, pois a Bíblia é enfática quando diz em Provérbios (23.3): “E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta.”

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page