Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor

Quando Deus chamou Moisés para ser o libertador do povo hebreu que havia 430 anos que estava vivendo no Egito como escravo, Ele tinha um propósito específico que era conduzi-los à terra prometida (Canãa), terra que emana leite e mel. Ali o seu povo iria viver em liberdade, podendo adorá-Lo e servi-Lo sem nenhum impedimento.
Mas este povo depois de viver tanto tempo no Egito, se esqueceu de suas raízes e princípios e se acostumou com estilo de vida egípcia e com suas práticas pagãs e cultos aos deuses nos quais criam e serviam.
O povo hebreu foi liberto por Moisés, saíram do Egito conforme está escrito em Êxodo (12.1-51), mas era necessário que eles fossem libertos das práticas e costumes egípcios para poderem ser reconhecidos dentre todas as outras nações como um povo escolhido e separado para o Senhor (Ex 20.1-21).
Para que isto fosse possível, Deus deu a Moisés as leis para regê-los e ensiná-los a andar nos caminhos do Senhor, praticando a justiça, vivendo em retidão, amor e santidade (Lv 11.44).
O livro de Levítico que é o livro a central do Pentateuco, vem mostrar e apresentar a verdadeira adoração a Deus, o majestoso e Santo Deus que deseja que os Seus escolhidos sejam santos como Ele é. E para que ele pudesse estar interagindo com seu povo, disse a Moisés que fizesse um tabernáculo conforme a sua orientação. “No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o tabernáculo” (Ex 40.17).
É no livro de Levítico que a palavra “santo” aparece mais do que em qualquer outro livro da Bíblia. Esta santidade não é exclusividade para vida do sacerdote, mas a maior parte das citações desta palavra é direcionada ao povo, é uma santidade exigida para todos que se dizem “povo de Deus.”
Para que o homem pudesse manter um relacionamento com Deus é que o tabernáculo foi construído, porém era necessário seguir o que foi estabelecido por Deus e que teve Moisés como canal receptor e também era necessário que fosse colocado em prática. É nesse livro tão precioso que aprendemos como o povo se aproximava do Altíssimo, e era através do sacrifício e por meio do sacerdote.