top of page

Ética Cristã e Sexualidade

Pra. Maria Zeli Soares

Uma das maiores dádivas dada por Deus à criatura humana foi o sexo. Por isso Ele os criou diferentes um do outro em sua anatomia e com propósitos específicos que são: procriação e satisfação e prazer conjugal (Gn 1.28; Pv 5.18,19).

Com relação ao propósito da procriação, Deus deu ao casal, ou seja, à união de um homem e uma mulher através do ato sexual, a oportunidade de criar uma vida semelhante à dEle. Quanto a satisfação e o prazer conjugal, Deus nos dotou de um profundo desejo por intimidade, por um relacionamento pessoal que só o sexo segundo plano de Deus pode criar (Gn 2.24) e onde é construído um vínculo entre marido e mulher tornando-os uma só carne.

A Bíblia diz claramente que o sexo foi planejado pelo Criador de todas as coisas para ser divertido e prazeroso e Ele o criou para o nosso benefício e para Sua glória desde que seja desfrutado de acordo com plano divino. Eclesiastes (9.9) diz: “Goza a vida com a mulher que amas” e em 1 Coríntios (7.5) diz: “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”

O apóstolo Paulo ao escrever o capítulo 7 de Coríntios, está dando respostas aos questionamentos daquela igreja por uma necessidade de instruir os crentes que estavam passando um momento de aflição e perseguições as quais iriam afetar a vida conjugal daquele grupo de cristãos comprometidos com a verdade do Evangelho de Cristo.

Pesava sobre os ombros de Paulo, a responsabilidade de instruí-los e tendo ele autoridade apostólica, escreveu sobre inspiração divina dando o seu parecer em questões específicas a partir do verso 25 do capítulo 7. Tudo que ele escreveu é proveitoso e nos ensina em todo tempo e em qualquer lugar onde a palavra de Deus é pregada.

A Bíblia proíbe e condena qualquer prática sexual ilícita (Lv 18.6-24) e deixou o antídoto contra essas práticas sexuais ilícitas: o casamento. Quando saímos dos limites que Deus estabeleceu para nossa vida sexual, o prazer diminui, a intimidade é rebaixada e as bênçãos que Deus planejou podem ser estragadas como resultado de nossos encontros sexuais ilícitos. Toda prática sexual realizada fora de um casamento monogâmico e heterossexual constitui-se em sexo ilícito (1Co 7.9).

O cristão que desvirtuar o padrão divino será punido pela sua imoralidade (Hb 13.4).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page