Ética Cristã e Doação de Órgãos

O Que a Bíblia Diz sobre a doação de órgãos? É errado doar órgãos? A Bíblia condena a doação? Existe algum pecado em doar um órgão? Considerando que a Bíblia não fala especificamente sobre a doação de órgãos, precisamos entender os princípios que a Palavra de Deus nos ensina para aplicarmos o alto significado da doação para nosso semelhante. Em Atos 20.35 diz assim: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as Palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Já Tiago por sua vez disse: “Aquele que pode fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg 4.17).
Doar um órgão seu para benefício de outra pessoa é a maior expressão de amor. O maior exemplo de doação é Jesus Cristo, que se deu a si mesmo para morrer e salvar a vida do homem pecador: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu unigênito Filho Jesus Cristo para todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna" (Jo 3.16).
Se uma pessoa em vida autorizar que um de seus órgãos seja doado depois que falecer ou se seus familiares o consentirem, estará fazendo o maior gesto de amor, porque salvará a vida física de seu próximo. Essa atitude de grande amor cristão é uma sombra da incomparável compaixão de Jesus. Ele doou espontaneamente a si mesmo para morrer em nosso lugar e nos salvar, como diz 1 João (3.16): "Conhecemos o amor nisto, que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos". Na parte “b” deste outro versículo, diz respeito em salvar a vida física do homem. Isto diz respeito a nossa ação pessoal em fazer algo de nós mesmo por nosso semelhante.
A doação de órgãos está associada basicamente ao transplante, mas o que vem ser isto? Deus em sua vontade permissiva, permitiu que a ciência se multiplicasse para amenizar os sofrimentos do homem (Dn 12.4). Jesus quando foi assunto aos céus deu dons aos homens, que se evoluíram na física, na ciência e na tecnologia para que fossem usados por Deus para fazer transplantes de órgãos e evitar ou prorrogar a morte física, por um período.
Tudo o que acontece no mundo e que vem trazer benefícios ao homem, acontece por causa da compaixão de Jesus. Sua empatia é, também, uma expressão do grande amor de Deus pelo pecador. A Bíblia diz que Jesus ao efetuar seus milagres, se enchia de íntima compaixão pelas pessoas que estavam sofrendo. A compaixão e algo que brota no íntimo da nossa alma e que nos leva a ter um sentimento profundo pelos que estão sofrendo, ao ponto de desejar se colocar em seu lugar. Por esta razão é que a doação de órgãos acontece por parte do doador.