top of page

Ética Cristã, Pena de Morte e Eutanásia

Pra. Maria Zeli Soares

Ao lermos o texto bíblico que está em Colossenses (1.16-17), podemos compreender a grandeza de Deus com relação não só a criação do homem, mas de todas as coisas. “Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele.”

Diante destes textos, é impossível se admitir que a vida de um ser humano, criado à imagem semelhança de Deus, possa sofrer a sua destruição por outro ser humano, sendo que afirmativa do verso 17 é que tudo foi criado por Ele e para Ele, o homem não pode decidir pelo fim da vida e tão pouco do seu semelhante.

Sabemos que no Velho Testamento estava prescrito a pena de morte como punição retributiva conforme está escrito em Gênesis (9.6) e Êxodo (21.23): sangue por sangue e vida por vida. A punição com morte para o culpado por assassinato premeditado não contraria o sexto mandamento, pois o significado da palavra em hebraico rãtsah (Ex 20.13) é não assassinarás. O culpado só seria executado depois de passar pelo processo estabelecido pela lei.

No Novo Testamento, a legalidade da pena de morte é constatada pelo apóstolo Paulo (Rm 13.4), porém não normatizada a aplicação. Ele não ordena tal ação, mas também não proíbe, somente reconhece a existência da lei como punição.

Dentro do campo da ética, existem casos muito complexos como a eutanásia tão discutida atualmente por apresentar muitos casos em que a pessoa com morte cerebral tem um tratamento dispendioso e sacrificioso para toda a família e para o seguro que o mantém vivo. Isso pode levar essas pessoas responsáveis pelo enfermo a cometer um terrível crime, optando pela eutanásia e contrariando os princípios divinos.

A vida humana deve ser respeitada e preservada porque é uma dádiva dada por Deus, sua importância para o Senhor está em todas as fases: início da vida, meio da vida e final dela. O crente em Cristo Jesus deve amar o seu próximo e valorizar a sua vida como algo precioso, seguir o exemplo do nosso Senhor e Salvador com todo zelo. Somente Deus pode determinar o final para qualquer ser humano (1Sm 2.6).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page