A PESSOA E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

No princípio, quando ainda não existia absolutamente nada, o Deus único e verdadeiro (Dt 6.4), na forma de Suas três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são unânimes em propósito, essência, poder, sabedoria e presença, planejaram entre si o plano redentor eterno da nossa salvação (Is 6.8). Deus Pai exerceu o papel no Antigo Testamento, como Jeová, o Deus Todo-Poderoso entre o seu povo, Israel (Ex 6.7). Deus Filho se revelou ao mundo em sua encarnação, habitando entre nós (Jo 1.14; Jo 3.16). Deus Espírito Santo é o que tem a incumbência de convencer o pecador, consolar os salvos e assistir à igreja edificada com o sangue de Jesus na Nova Aliança. (1Co 11.24-26).
Para os que creem, o Espírito Santo é uma pessoa. Você como um dos tais, conhece-O em Sua profundidade? Esta é, pois, a maior necessidade do cristão, porque Ele é quem opera Sua virtude e o poder de Deus na vida espiritual do salvo (Lc 24.49; At 1.4, 8). A falta da Doutrina do Espírito Santo, pode levar o crente ao formalismo ou o fanatismo, como acontece com alguns que fazem uso da Palavra sem o Espírito Santo (Rm 7.6; 2Co 3.6). O crente que é nascido de novo, vive em novidade de vida, trazida pela Palavra e o Espírito (Jo 3.5; 2Co 5.17).
A pessoa do Espírito Santo é incontestável, porque as Escrituras trazem Seu relato desde o princípio da criação. Desde Gênesis: “E o Espírito de Deus movia sobre a face das águas” (Gn 1.1-2), ao Apocalipse: “E o Espírito e a noiva dizem: Vem...”, testificando sua ação na obra de Deus. É o Espírito Santo, como uma pessoa divina, quem faz a conexão entre o salvo e Deus, revelando as profundezas de Seus mistérios (Rm 8.16-17; 1Co2.10-12). Ele interage com o salvo, ajudando em sua fraqueza e examinando as intenções do seu coração guiando-o a uma vida de retidão (Jo 16.13; Rm 8.14, 26-27).
Jamais haverá um cristianismo eficaz e poderoso sem a intervenção direta da pessoa do Espírito Santo. Ora, se o próprio Jesus, como Filho do Homem (Jo 1.14; Gl 4.4), para realizar o Seu ministério terreno, precisou do poder do Espírito Santo sobre Ele (Is 61.1-2; Lc 4.18): “O Espírito do Senhor é sobre mim pelo que me ungiu para evangelizar os pobres...”. Jesus disse que aquele que crê nEle fará obras maiores que Ele fez (Jo 14.12), com isso. Ele estava profetizando que o Espírito Santo viria para a Igreja e encheria os crentes do Seu poder (At 2.2-4).
A pessoa do Espírito Santo tem pleno poder sobre todas as coisas, porque Ele é Deus e Senhor, Todo-Poderoso, Onisciente e Onipresente (Sl 104.30; Ef 3.16). É por meio do Espírito Santo que as obras do Reino de Deus foram e sempre serão realizadas neste mundo até o final dos tempos. - Ele gerou Jesus (Mt 1.20; Lc 1.35);
- Ele O ressuscitou dentre os mortos (1Pe 3.18);
- Ele é o autor do Novo Nascimento (Jo 3.5-6);
- Ele é quem ressuscitará os mortos e transformará os salvos que estiverem vivos no Arrebatamento da igreja (Rm 8.11; 1Ts 4.16);
- Ele ensina (Jo 14:26);
- Ele habita nos fiéis (Jo 14:17)
- Ele intercede como Cristo também o faz (Rm 8:26,34).